6 motivos para você criar um Progressive Web App (PWA)

Ser mobile é cada vez mais importante

No início de 2018, o Global Digital Report 2018 by We ser Social and Hootsuite apontava que, até o final do mesmo ano, cinco bilhões de pessoas estariam usando aparelhos móveis para acessar a internet. A utilização de smartphones tem um papel decisivo nesse comportamento. O motivo do crescimento é influenciado por dois fatores importantes:

      • Uma rede em constante expansão, que oferece mais dispositivos móveis e, consequentemente, um número maior de funções e possibilidades
      • Os smartphones se tornaram um objeto de uso diário que são utilizados por todo mundo, a qualquer hora e em qualquer lugar

Esses dois fatores não podem ser ignorados por empresas – mesmo no caso de pequenos ou médios negócios – quando estão planejando e expandindo sua atuação online. Ou seja, é importante que essas empresas ofereçam soluções que sejam simples, convenientes e práticas para seus clientes. Os Progressive Web Apps (PWA) têm um papel importante nisso: com eles, os usuários podem ser impactados diretamente, não importando qual dispositivo eles estejam usando. Os PWAs também levam em consideração a necessidade de uso rápido e descomplicado do aplicativo. Porque não usar esse tipo de Progressive Web App na sua plataforma de Negócios?

PWA – Um pequeno lembrete

Progressive Web Apps (PWA) são sites mobile com as mesmas funções de um aplicativo nativo. Ao contrário do app nativo, eles não estão disponíveis nas App Stores. Eles funcionam tanto nos navegadores de desktops quanto de smartphones. O foco de um PWA é oferecer às pessoas a melhor experiência possível. Especialmente para usuários com smartphones mais antigos ou que não tenham performance suficiente para baixa aplicativos pesados das App Stores. Mas com os nossos aplicativos eles podem te encontrar longe de qualquer App Store.

6 motivos para usar um PWA para seu negócio

1 – Podem ser utilizados em modo offline

Você está na rua e de repente a conexão deixa de funcionar. Sem problemas! Com o PWA seus clientes podem continuar “online” mesmo que estejam quase offline. Isso é possível porque os PWAs são equipados com “service workers”, uma espécie de script que consegue baixar e armazenar informações em segundo plano.

2 – Combinam o melhor dos aplicativos mobile e sites para a sua plataforma de negócios

Como um site comum, os Progressive Web Apps são formados por múltiplos sites. Eles são feitos para funcionar em um browser como o Google Chrome e para usar HTML5 ou JavaScript, entre outras coisas. Eles também oferecem integrações com APIs.

Funções em site
PWAs funcionam em todos os navegadores e dispositivos e, como um site, tem os seguintes benefícios:

  • Acessam imediatamente ao navegador
  • Baixam mais rapidamente
  • São indexados pelo Google e podem ser facilmente redirecionados como um link

Função em aplicativo móvel

  • Notificações push (exceto para iOS)
  • Opção de uso em tela cheia
  • Presença na tela inicial do aplicativo
  • Armazenamento de versão offline

3 – Não precisam de App Store

Uma das maiores vantagens do PWA é que você não precisa criar várias versões para diferentes sistemas e, assim, gastar mais dinheiro. Você tem um progressive web app que funciona em todas as plataformas. O PWA pode ser mantido no celular ao ser salvo na tela inicial. Além disso, eles atualizam a si mesmos automaticamente graças ao service worker.

4 – PWAs são “linkáveis”

Já que os PWAs são sites, eles também podem ser facilmente compartilhados como links comuns por chats ou encaminhados para amigos e conhecidos. Eles são abertos em um novo navegador, podem ser salvos e compartilhados por mídias sociais.

5 – São encontrados mais rápidos do que aplicativos nativos

Progressive Web Apps são indexados por serviços de busca baseados em sua estrutura de site e, por isso, são automaticamente mais fáceis de encontrar. Isso permite que seus clientes usem-no imediatamente, o que impacta positivamente na taxa de uso do PWA e aumenta o número de instalações na tela inicial dos smartphones.

6 – Não consomem muita memória

Pelo fato de serem armazenados apenas na tela inicial e hospedados em servidores web, os PWAs ocupam virtualmente nenhum espaço no seu smartphone. Eles estão apenas guardados na tela inicial – tanto no iOS quanto no Android. Outro ponto importante é que você mantém seus clientes felizes enquanto eles usam sua plataforma de negócios.

PWAs estão a caminho de revolucionar o mercado de aplicativos

Muitas grandes empresas já se beneficiam do uso de PWA. O Twitter, por exemplo, viu um crescimento no número de tweets vendidos: 75% mais pelo PWA do que anteriormente, por aplicativo nativo. A Forbes, por outro lado, começou a registrar 43% mais sessões por usuário desde que começou a usar o Progressive Web App. Todos os seis pontos acima mostram claramente que PWAs têm o potencial de se adaptar rapidamente às necessidades dos clientes e de enriquecer o mercado de aplicativos.

Start typing and press Enter to search

criar app, app protegido, criar aplicativoPWAs no iOS 12.2 ganham ainda mais funções