Novas funções do iOS 12.2 deixam Apple mais receptiva ao uso de PWAs

Nova versão Beta empolga

Na última semana um notícia surpreendeu os desenvolvedores de aplicativos: a versão beta do iOS 12.2 e suas melhorias em relação aos Progressive Web Apps. Sim, você leu direito! A companhia decidiu equipar o novo sistema com algumas funções muito esperadas para PWAs, mas que ninguém acreditava que fosse chegar tão cedo. A Apple levou mais de um ano para aumentar o acesso – antes limitado – a Progressive Web Apps em seus dispositivos. As mudanças ainda não sejam equiparáveis às funções disponíveis em Androids, como a liberdade para envio de notificações push, mas já são um avanço. Aqui a gente lista algumas das novas funções que os usuários do iOS 12.2 vão encontrar:

PWAs sob iOS 12.2: Novas funções para criar app nos aguardam

Compartilhamento web
PWAs na nova versão do iOS serão capazes de ativar o menu de compartilhamento nativo. Então você será capaz de compartilhar links nos formatos de arquivo de texto, áudio ou vídeo de maneira fácil e instantânea para, por exemplo, seus amigos em outros aplicativos.

PWAs não esquecem mais
Em breve, no iOS 12.2, os PWAs que você tem salvos na sua Home vão poder manter seu atual estado em background. Por exemplo, se você abre um PWA, sai e abre novamente algum tempo depois, ele vai te mostrar exatamente onde você parou de usá-lo da última vez. Antes do iOS 12.2 Beta 1 isso não era possível e o aplicativo precisava ser reiniciado.

Links podem ser abertos dentro do PWA
Com o iOS 12.2 você pode acessar um link externo e continuar dentro do Progressive Web App, sem precisar sair do ambiente do aplicativo. Até hoje, os links sempre eram abertos em uma nova aba do Safari, que oferecia a opção de retornar ao PWA (utilizando o botão Back).

Navegação por gestos
Se, por exemplo, você abriu uma área do seu PWA e quiser voltar uma tela, você agora pode fazer isso deslizando a tela. Isso faz sentido se não houver um botão de voltar na tela e, assim, você pode alternar de uma página para a próxima dentro do ambiente do PWA. Isso faz com que a utilização de PWAs no iOS 12.2 seja muito mais amigável comparado ao que era anteriormente.

Outras funções além de PWAs

A nova versão do iOS também chega com algumas outras pequenas mudanças. Por exemplo, melhores sugestões de busca no navegador Safari. Quando você digita um termo para busca, ele automaticamente sugere alguns outros (marcados com uma seta azul). Se você escolher uma das sugestões, você ainda vai ter a opção de customizar a busca e, só então, realizá-la. Além disso, o HomeKit também foi atualizado para reproduzição direta na sua TV. Aparelhos compatíveis com o AirPlay 2 juntos com o HomeKit vão permitir que você veja conteúdos de seus dispositivos Apple sem precisar de um Apple TV. Um índice de qualidade do ar agora aparece no Apple Maps, transações feitas com o Apple Wallet são mostradas com mais clareza, o Apple TV Remote foi redesenhado para preencher toda a tela e, a partir de agora, você também pode controlar as músicas do Apple Music completamente através da Siri.

A Apple vai ser ainda mais amigável com Progressive Web Apps?

Ainda não se sabe. De toda forma, é um grande passo para a Apple se aproximar e se abrir para a tecnologia PWA. PWAs no iOS 12.2: é o que muitos esperavam. Afinal, o Google continua liderando nesse assunto e está sempre impulsionando a criação de Progressive Web Apps. E claro que vamos te contar tudo sobre os próximos passos da Apple aqui no blog.

Start typing and press Enter to search

plataforma de negócios, pwa, progressive web appProgressive Web App - Aplicativos Nativos - Design de aplicativos